quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Brás e Maria: 50 anos de casados




(Texto escrito para festa de 50 anos de casamento)

Ele estava de terno e um guarda-chuva debaixo do braço. Era noite de natal de 1958 e fora até a Praça da cidade de Conceição do Ouros. Sua intenção era encontrar uma certa moça, porém, o destino quis que naquele dia os caminhos de Braz José Palma se cruzassem com os de Maria Lauriana da Conceição.
Ela fora passear e jamais poderia imaginar que naquele dia uma frase iria registrar essa historia 50 anos depois. “Veio aquele bonitão na minha frente e a boba aqui caiu”. Seu Braz vaidoso diz “homem atrente é homem atraente”.
Começou então o namoro. Ela morava na roça no município de Cachoeira de Minas, ele também na roça, mas em Conceição dos Ouros. Devido a distância o encontro acontecia todo domingo das 14h até as 20h. Essa rotina durou um pouco mais de um ano. O que eles faziam a tarde toda? Namoravam. Como? Sentados perto um do outro convernsando. O que ? Coisas bobas que a memória não relata, diz o casal. Coisas bobas que deram origem a 9 filhos,14 netos, 2 genrros e 6 noras. “Tinha dias que o seu Alziro, pai de dona Maria perguntava: Vai posar aqui hoje?”. Brás aceitou duas vezes o convite. Em uma dessas vezes, através de um simples gesto, Brás descobriu que ela o amava. “Quando posei na casa dela e no dia seguinte enquanto arriava o cavalo, a Maria fritou linguiça e deu para eu comer com farinha. Linguiça a gente come na hora do almoço.”
Após três meses de namoro, Brás não apareceu no fim de semana como era de costume e pediu que um amigo avissase que não iria por um motivo qualquer. Maria muito esperta pensou “ele é muito namoradeiro, de certo foi encontrar alguém”. Por pirraça, arurmou um paquera para bater um papo. Para nossa sorte, Maria não se interessou pelo rapaz e contiunuo a namorar Brás. Seu Brás afirma que o lugar onde namoravam exite até hoje, e que os pézinhos deles devem estar gravados lá.
Já com o casamento marcado, Seu Brás perguntou a Maria: Vai me dar um beijo? E ela deu-lhe foi um tapa. Maria diz que “foi tapa de amor...ele que não entendeu nada”. A música que lembra o namoro? "Boneca cobiçada", ela tocava no parquinho da praça toda vez que eles iam namorar. Depois de casados “beijinho doce” é que foi a trilha sonora do casal.
Era 19 de janeiro de 1959. Após um mês de chuva incesante, São Pedro resolveu dar trégua e mandar o sol para iluminar aquela tarde de segunda-feira! Segunda-feira? Alguém aqui já foi em uma cerimônia matrimonial em um dia considerado o dia mundial da ressaca, da preguiça...não? Então eu lhes digo que Dona Maria e Seu Braz resolveram juntar as escovas de dentes em um dia atípico. Seria essa a receita? Jovens marquem seus casamentos em uma segunda-feira e quem sabe terão a benção de conviver 50 anos ao lado de mesma pessoa.
No dia do casamento, Maria foi a pé de sua Casa na roça até a cidade em Conceição do Ouros, andou 17 km. Isso que é amor hein?!! O padrinho de casamento levou suas roupas à cavalo para cidade. Chegando à cidade, a noiva foi para casa do padrinho que era casado com sua tia. Maria lavou os pés e o rosto, colocou vestido e sua prima e fez a pintura no rosto. Braz foi de terno de casimira e um sapato “vagabuuundo”. O noivo contou que a Maria estava um “brinco” no dia do casamento.
Após o casamento, teve um jantar. O caminhão que levou os convidados para festa atolou no meio da estrada. O noivo teve que ajudar a puxar a corda para desatolar o caminhão. A festa teve macarrão com frango, popular naquela época, e cerveja quente, pois não havia geladeira. Mas hoje os pombinhos afirmam que a cerveja estará gelada. A festa não teve fundo musical, apenas um discurso do tio da noiva e do irmão do noivo, João Palma que após 50 anos está presente novamente.
Seu Brás diz sem nenhum receio “Ela morria por minha causa, até hoje ela me ama!”. Mas todo esse amor de Maria por Brás... E o amor dele por ela? Em poucas palavras seu Brás fala o que sente: Ao lhe perguntar quantos anos acha que vão viver juntos, ele responde: “Por mim ela viveria mais 100 anos, eu nasci pra ela e ela nasceu pra mim !

Um comentário:

Anônimo disse...

After getting more than 10000 visitors/day to my website I thought your leidyana-palma-jornalista.blogspot.com website also need unstoppable flow of traffic...

Use this BRAND NEW software and get all the traffic for your website you will ever need ...

= = > > http://get-massive-autopilot-traffic.com

In testing phase it generated 867,981 visitors and $540,340.

Then another $86,299.13 in 90 days to be exact. That's $958.88 a
day!!

And all it took was 10 minutes to set up and run.

But how does it work??

You just configure the system, click the mouse button a few
times, activate the software, copy and paste a few links and
you're done!!

Click the link BELOW as you're about to witness a software that
could be a MAJOR turning point to your success.

= = > > http://get-massive-autopilot-traffic.com